Quais os efeitos colaterais do medicamento fitoterápico Enax?

Olá, saudações!

Answer 1

-Gravidez e lactação
Não há trabalhos que assegurem o uso de Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench em mulheres grávidas ou amamentando, logo, seu uso deve ser feito somente sob supervisão médica. Informe a seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término.
-Cuidados na administração/interrupção no tratamento
O tratamento com ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) não deve ser superior a 8 semanas. Siga a orientação de seu médico respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.
-Reações adversas
ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) é bem tolerado. Há relatos de aumento da salivação e reações de alergia cutânea em pacientes com antecedentes alérgicos à Equinácea. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
-Ingestão concominante com outras substâncias
Não há relatos de interação medicamentosa entre ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) e outros fármacos ou plantas.
-Contra-indicações e precauções
ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) está contra-indicado para pacientes com doenças crônicas como tuberculose, colagenoses e portadores do vírus HIV ou com antecedentes de alergia à quaisquer constituinte da formulação. Informar a seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
-Informações técnicas
ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench é produzido com extrato padronizado da planta Equinacea purpurea (L.) Moench, contendo 3% de ácido chicórico. Seu mecanismo de ação se faz pelo estímulo da ação de macróғᴀԍos pelos sesquiterpenos não-voláteis, já a fração polissacáride e poliacetileno promove um estímulo na proliferação de linfócitos B. Culturas de células de ratos em meio com extrato de Equinácea mostraram uma maior resistência à infecção pelo Influenza e Herpes, outras atividades demonstradas pelo Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench são suas ações antiinflamatória e antiinfecciosa contra Proteus mirabilis, Escherichia coli e Staphilococcus aureus, pode ser usada como coadjuvante no tratamento de infecções repetitivas, alergias, eczemas, psoríase e infecções do trato respiratório superior.
-Indicações
ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) está indicado como um imunoestimulante capaz de reduzir o desenvolvimento de infecções recorrentes.
-Precauções e advertências
ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) deve ser usado por tempo limitado, não ultrapassando 8 semanas de tratamento.
-Interações medicamentosas
Não há relatos de interação medicamentosa entre ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) e outros fármacos.
-Contra-indicações
ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) está contra-indicado em casos de hipersensibilidade à quaisquer componentes da formulação havendo relatos de quadros de dermatites. Não existem dados disponíveis a respeito da gravidez e lactação, devendo ser avaliado o risco-benefício do uso nestas situações. ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) está contra-indicado para pacientes com quadros de doenças crônicas como tuberculose, leucoses, colagenoses, esclerose múltipla, assim como pacientes portadores do vírus HIV, ou para pacientes em tratamento com imunossupressores.
-Reações adversas/colaterais e alterações de exames laboratoriais
ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) é bem tolerado. Há relatos de aumento da salivação e reações de alergia cutânea em pacientes com antecedentes alérgicos à Equinacea.
-Posologia
2 a 3 cápsulas ao dia ou à critério médico.
-Superdosagem
Não há dados de superdosagem com ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench). Porém em caso de superdosagem aconselha-se esvaziamento gástrico, controle de função e enzimas hepáticas.
-Pacientes idosos
Até o momento não existem relatos de reações adversas em pacientes acima de 65 anos.
-Uso pediátrico
O uso de ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) não é recomendado na pediatria.
-Informações ao paciente
ENAX (Extrato seco de Equinacea purpurea (L.) Moench) age como um imunoestimulante do organismo, reduzindo o risco de aparecimento de infecções recorrentes.

Leave a Comment